Guilherme Parente

About
Guilherme Parente nasceu em Lisboa, em 1940. No início dos anos 60 estuda pintura com Roberto de Araújo na Sociedade Nacional de Belas Artes, e frequentou os cursos de gravura da Sociedade Cooperativa dos Gravadores Portugueses. Entre 1968 e 1970 frequenta a Slade School, em Londres, como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Na pintura de Guilherme Parente há barcos e casas, árvores e pássaros, nuvens e rios – e porque não? As coisas encontram-se neles como se emergissem dum magma de cores esmagadas ou delicadamente postos na tela, como se involuntariamente nascessem, por efeito do acaso, numa espécie de geração espontânea. Lentamente, do gesto do pintor que se advinha, vê-se sair um objeto, mesmo um personagem que toma traços e cores e se põe a existir ou a andar, plumas ou vapores que o vento da imaginação leva pelos ares...
Foi galardoado com o prémio Malhoa em 1975 e com o prémio de pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes em 1989.
Encontra-se representado no Ministério da Cultura, na Fundação Nacional Soares dos Reis, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu Machado de Castro.
Ref. bib.
http://movimentoartecontemporanea.com/artistas/55/