Hein Semke

About
Hein Semke viaja pela primeira vez para Portugal em 1929, regressando a Hamburgo no ano seguinte. Estuda na Academia de Belas Artes de Hamburgo entre 1930 e 1931.
Em 1932 radica-se em Linda-a-Pastora participando iniciando nesse mesmo ano, no Salão de Inverno da Sociedade Nacional de Belas Artes um conjunto de exposição que se prolongarão pela década fora.
A partir da década de 1940 presta particular atenção ao trabalho em cerâmica que apresentaria nas importantes exposições de Cerâmica Moderna do Secretariado Nacional de Informação. Escultor, pintor, desenhador, ilustrador de álbuns próprios, "Semke fez parte da vida artística portuguesa à qual trouxe uma dimensão expressionista sem eco possível […]. Capaz de resolver eruditamente as formas, como no seu autorretrato de 34, Semke exprimiu-se melhor em figuras e composições frustes em que um vago pensamento religioso e filosófico se traduz com fervor e alguma obsessão mística e erótica". (França, José Augusto – A arte em Portugal no século XX. Lisboa: Livraria Bertrand, 1991, p. 279.)
Em 1949 passa a residir em Lisboa.
Está representado em numerosas coleções particulares em Portugal nomeadamente no Museu do Chiado, Lisboa; no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, na Fundação Calouste Gulbenkian, no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa; no Museu de José Malhoa em Caldas da Rainha; e também no estrangeiro, nomeadamente na Alemanha.