Sá Nogueira

About
Rolando Augusto Bebiano Vitorino Dantas Pereira de Sá Nogueira nasce em Lisboa, a 19 de maio 1921. Passa os cinco anos seguintes em Angola, onde decorria a carreira militar do pai. Regressa a Lisboa e ingressa no Colégio Vasco da Gama em regime de internato. Em 1931 abandona o colégio para viver com um tio, ficando com ele até ao regresso dos pais em 1933; o seu pai morre dois anos mais tarde.
Em 1942 ingressa na Escola de Belas-Artes de Lisboa para cursar arquitetura. Em 1946 desiste desse curso e inscreve-se em pintura. Faz amizade, entre outros, com João Abel Manta, Jorge Vieira (escultor) e José Dias Coelho. Apresenta o seu trabalho pela primeira vez em exposições coletivas em 1947, na 2ª Exposição Geral de Artes Plásticas. Termina os estudos em 1950.
Sá Nogueira pertence à terceira geração de artistas modernistas portugueses. Acompanha-o as intenções sociais dos neorrealistas, acrescentando à temática destes artistas, um sentido intimista. Uma grande ternura pelo homem comum manifesta-se na sua obra através de meios pictóricos conscienciosamente utilizados. As lições cromáticas de Bonnard foram apreendidas para servir aquele sentido intimista.
As intenções de difundir a arte empenharam-no a atuar com a Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. A vontade de re-entender a linguagem pictórica fê-lo procurar companheiros no exercício da gravura como António Charrua, Menez e Alice Jorge para a criação de desenhos de modelo, beneficiando desse modo, a troca de experiência entre artistas.
Em 1960 faz a sua primeira exposição individual. Entre 1962 e 1964 estuda em Birmingham e na Slade School, em Londres, como bolseiro da Fundação Gulbenkian. Participa nas iniciativas da Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses.
Entre 1969 e 1975 colabora no ateliê do arquiteto Francisco da Conceição Silva, fazendo intervenções plásticas e coordenando as opções cromáticas de projetos arquitetónicos.
A sua ação como professor ligado ao ensino do desenho foi determinante na formação de várias gerações de artistas mais jovens. Desde a década de 1960 e até ao final da vida ensinou em diversas instituições, nomeadamente na Sociedade Nacional de Belas Artes, na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, ou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Morre em Lisboa a 18 de novembro 2002.
Ref. bib.
http://aprendiz-de-desenho.blogspot.pt/2010/05/sa-nogueira-19-de-maio-de-1912-2002.html | https://pt.wikipedia.org/wiki/Sá_Nogueira | 100 pintores portugueses do Século XX | Rui Mário Gonçalves | Edição 1986 | Publicações Alfa