Adelina Zandrino

About
A vocação artísitca de Zandrino foi descoberta muito jovem tendo trabalhado durante vários meses com os mestres Federico Maragliano e Giuseppe Pennasilico.
Mostrando uma particular habilidade para a representação da paisagem, do retrato e da natureza morta, ela estreou-se em 1913 na Exposição Internacional de Arte Feminina, realizada em Turim. Demarcou-se pela facilidade de composição e uso hábil da cor, desde o início de sua carreira, trabalhando simultaneamente em livros de ilustração, gráficos comerciais, decoração de ambientes e pintura de cavalete.
Em 1913 Zandrino realizou sua primeira exposição pessoal em Rapallo, acompanhando seguidamente o pai para Paris (um jornalista e crítico de teatro), onde se estabeleceu como figurinista teatral e como designer de livros. Em Paris conheceu ainda Auguste Rodin, Robert de Montesquiou, assim como Gabriele D'Annunzio. 
Realizou durante a sua vida exposições individuais em Gênova, Milão, Roma, Buenos Aires e Hollywood. Suas obras são mantidas nas Galerias de Arte Moderna de Gênova, Savona, Milão, Roma, nas Galerias Estaduais de Helsinki e Tallinn, no Musée du Jeu de Paume, em Paris. Ela era uma acadêmica de mérito da Academia Ligustica de Gênova, foi premiada com a Stella Fiumana, da medalha de ouro de mérito artístico de C.I.P.A. e em 1982 do Golden Olive Award.
Realizou durante a sua vida exposições individuais em Gênova, Milão, Roma, Buenos Aires e Hollywood. Suas obras são mantidas nas Galerias de Arte Moderna de Gênova, Savona, Milão, Roma, nas Galerias Estaduais de Helsinki e Tallinn, no Musée du Jeu de Paume, em Paris. Ela era uma acadêmica de mérito da Academia Ligustica de Gênova, Foi premiada com Stella Fiumana, com a medalha de ouro de mérito artístico de C.I.P.A. e em 1982 como o Golden Olive Award.