Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Les jumeaux Teyssier

Pintura

ID: MusA-79
Data:
1943 (criação)
Medidas:
38 cm;46 cm (altura;largura) Óleo sobre madeira (técnica)
Descrição:
Bustos de dois rapazes gémeos. Únicos elementos figurativos da obra. O menino da esquerda olha frontalmente e o menino da direita tem o rosto ligeiramente direcionado para a esquerda. 
Existe uma pequena desproporção entre a cabeça e o corpo devido ao sobre-dimensionamento dos fatos azuis vestidos pelas crianças. As suas cabeças aparentam por isso serem pequenas. O cabelo louro é liso, cortado ao nível dos olhos e a franja deixa a testa semi-descoberta. A pele clara é rosada e as linhas do rosto redondo são finas e delicadas. Os olhos azuis amendoados são alongados, expressivos e brilhantes, próximos entre si com as sobrancelhas curtas pouco perceptíveis. O nariz é curto e arrebitado. A boca vermelha é comprida e bem delimitada, com o lábio superior e inferior cerrados, a esboçar um ligeiro sorriso.
Os fatos são azuis, de golas redondas, abotoados até ao pescoço. Os botões são grandes, circulares e amarelos.
A policromia que preenche o fundo do quadro é difusa abarcando várias tonalidades de verdes e onde o castanho e o branco aparecem aleatoriamente. A composição foi tecnicamente criada a partir de pinceladas rápidas com fluidez de cores e formas, não se verificando rigor ao nível do traço fino.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info