Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Portrait de Vera Warnier

Pintura

ID: MusA-82
Data:
1943 (criação)
Medidas:
92 cm;73 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Mulher caucasiana sentada direita sobre uma cama, com o braço direito pousado no regaço do vestido. O outro braço não se encontra visível, escondido pelo corpo orientado para a direita. Contrapondo-se a este, o rosto está mantido de frente. A cama sobre a qual a mulher se encontra sentada está coberta por uma manta listada às riscas horizontais multicolores onde se conjugam os laranjas, os verdes alfaces e os brancos. Este padrão é revisto nos quadros "Une belle fille portugaise" (UA-HB-P-24) e "Jeune fille de Faro" (UA-HB-P 25).
O rosto é alongado, a testa descoberta e alta. Os olhos próximos e redondos, as sobrancelhas curvas e finas seguem a extensão dos mesmos. O nariz tem a cana fina, é comprido com abas pequenas. A boca é curta mas cheia e vermelha. Grandes olheiras contornam inferiormente os olhos e as maçãs rosadas dão algum volume ao rosto magro. O cabelo castanho com nuances cor siena é protegido por um lenço azul marinho que une no peito. A mulher usa um vestido azul de manga curta e um pouco abaixo do lenço, também no peito, um cravo vermelho enfeita a indumentária. 
O fundo é manchado com pinceladas multicolores que se fundem entre o cinzento, o azul, o branco e o vermelho. O quadro carece de rigor ao nível do traço, predominando a mancha.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936).
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info