Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Bateaux de sel

Pintura

ID: MusA-14
Data:
1942 (criação)
Medidas:
50 cm;61 cm (altura;largura) Óleo sobre Tela (técnica)
Descrição:
Transporte manual do sal desde os montes de sal até aos saleiros (embarcações típicas para transportes de sal) feito por mulheres. Formando um carreiro de carga e descarga, o sal é sustentado à cabeça por mais de duas dezenas de mulheres, fazendo lembrar filas de formigas. Em primeiro plano, ocupando a base inferior direito do quadro, várias embarcações encontram-se encalhadas junto ao caminho que leva às salinas, aguardando a chegada do sal que cada mulher transporta à cabeça. Um homem aguarda cada uma delas, debruçado sobre uma carga que chegou, enquanto a mulher esvazia a sua canastra de sal diretamente no saleiro. Os mastros e cabos altos dos barcos ocupam a quase metade direita do quadro.
A cena central é ocupada pela azáfama de uma fila que se inicia junto ao monte de sal (mais afastado) até finalizar, a serpentear, no saleiro, num vai e vem de mulheres algarvias, com vestidos protegidos por aventais multicoloridos e com cabeças cobertas pelo tradicionais lenços e chapéus. Junto ao monte de sal (central), bem como no cimo deste, homens ajudam a encher as canastras. Entrevê-se, à esquerda, uma elevação castanha que cobre um segundo monte de sal.
O terceiro plano coincide com a linha do horizonte onde é possível vislumbrar algumas casas dispersas bem como uma faixa de cadeias montanhosas mais condensadas no lado superior esquerdo do quadro. 
O tema sobre o trabalho da mulher nas salinas é bastante recorrente nas obras de Hélène de Beauvoir. Ela quis apresentar a mulher enquanto elemento central na sociedade de então (década de 40), desempenhando um papel decisivo na dinamização da economia da região. Tal intenção é possível contemplar nos quadros "Le dur travail des salines" (UA-HB-P-28), "Le sel brûle" (UA-HB-P-44) e na "Préparation d'une saline"  (UA-HB-P-52).
No caso específico de "Bateaux de sel" existe semelhanças nomeadamente no percurso dos elementos figurativos e posicionamento quer das embarcações quer da salina central em obras como" Hommes et fourmis dans le sel" (UA-HB-P-5) e "Femmes apportant du sel sur des bateaux"  (UA-HB-P-22).
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places Faro (criação)

Collections
Pintura

+info