Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Hommes et fourmis dans le sel

Pintura

ID: MusA-16
Data:
1943 (criação)
Medidas:
46 cm;55 cm (altura;largura) Óleo sobre Tela (técnica)
Descrição:
Transporte manual do sal desde os montes de sal até a um saleiro (embarcação típica para transporte de sal) feito por mulheres. Formando um carreiro de carga e descarga, o sal é sustentado à cabeça por mais de duas dezenas de mulheres, fazendo lembrar filas de formigas. Em primeiro plano, ocupando a base inferior direita do quadro, duas embarcações encontram-se encalhadas junto ao caminho que leva ao monte de sal, aguardando a chegada do sal que cada mulher transporta À cabeça. Um homem aguarda cada uma delas. Debruçado sobre a carga alisa-a dentro do barco. O mastro e cabos altos de um outro saleiro contíguo ao primeiro, com proa azul, ocupa todo o lado direito do quadro.
O plano central é ilustrado pela azáfama de uma fila de mulheres que se inicia junto ao monte de sal (mais afastada) até finalizar, a serpentear, junto ao saleiro, num vai e vem de mulheres algarvias, com vestidos protegidos por aventais multicoloridos e com cabeças cobertas pelo tradicionais lenços e chapéus. Junto ao monte de sal (central), bem como no cimo deste, homens ajudam a encher as canastras. 
O terceiro plano coincide com a linha do horizonte onde é possível vislumbrar algumas casas dispersas bem como uma faixa de cadeias montanhosas enevoadas. 
O tema sobre o trabalho da mulher nas salinas é bastante recorrente nas obras de Hélène de Beauvoir. Ela quis apresentar a mulher enquanto elemento central na sociedade de então (década de 40), desempenhando um papel decisivo na dinamização da economia da região. Quadros como "Le dur travail des salines" (UA-HB-P-28), "Le sel brûle" (UA-HB-P-44) e  "Préparation d'une saline"  (UA-HB-P-52) são disso exemplos.
No caso específico de "Hommes et fourmis dans le sel" existe semelhanças nomeadamente no percurso dos elementos figurativos e posicionamento quer das embarcações quer da salina central em obras como "Bateaux de sel" (UA-HB-P-4) e "Femmes apportant du sel sur des bateaux"  (UA-HB-P-22).
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info