Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Clown et trapèzistes

Pintura

ID: MusA-17
Data:
1943 (criação)
Medidas:
65 cm;50 cm (altura;largura) Óleo sobre Tela (técnica)
Descrição:
Ambiente passado num espetáculo de circo onde um palhaço e dois trapezistas se encontram a atuar. Enquanto elemento figurativo principal, o palhaço pierrot, de fato colorido azul e chapéu cónico branco, apresenta-se situado à esquerda dos restantes elementos. Mantém-se colocado de frente, de pé com uma postura hirta pronta para atuar. Segura, de braços esticados, uma guitarra clássica. Um chapéu amarelo torrado jaz no chão da pista circular vermelha, no canto inferior direito do quadro.
O canto superior esquerdo, bem como a zona central do quadro, são ocupados pela atuação dos trapezistas. O homem preso pelo trapézio segura a mulher por uma mão, a qual se mantém solta no ar. No solo, à direita, o apresentador, de perfil e de fato preto mantém-se afastado, de ambos. 
O terceiro plano é rico em pormenores, desdobrando-se em duas metades. A metade esquerda tem representada as bancadas e o público. A perceção do mesmo não é nítida, configurada longitudinalmente através filas sobrepostas, com manchas castanhas claras representando rostos do público. Os mesmos sobressaiem das bancadas castanhas escuras representando o fundo do circo. Na metade direita adivinham-se as próximas atuações, através do vislumbre de dois palhaços engravatados, no centro do quadro, vestidos de calções cinzentos. Cavalos brancos todos enfeitados acompanham os seus domadores, escondidos por detrás do apresentador, à direita. Ambos aguardam na entrada da pista que forma uma moldura grossa em tom vermelhão.
A aplicação cromática é feita através de pinceladas rápidas e largas. O todo aparenta a reconstituição memorizada de um momento passado, refletido quer pela diversidade de elementos figurativos em ação, quer ainda pela distribuição das cores (aplicado de forma pouco uniforme, como que á "pressa") e pela abstração do rigor no traço.
A temática do circo é retratada nos quadros Clown et trapèzistes (UA-HB-P-6) e Les acrobates (UA-HB-P-37) . Existem elementos figurativos comuns em ambos, deixando transparecer que o espetáculo em causa é idêntico. São disso exemplos o ângulo de visão sobre a atuação e as bancadas, a moldura quadrangular que serve de abertura para a pista circular bordeaux, a presença do palhaço pierrot com o seu chapéu cónico branco e o apresentador de fraque preto.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info