Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

(1) Na taberna. (2) Fado da espera de toiros do fonofilme "A Severa". Canção da Severa [da] revista "Ai-Ló".

Fonograma

ID: MusA-1320
Data:
1931 (edição/publicação)
Medidas:
25 cm (diâmetro) 78 rpm (rotações por minuto)
5m 52.0s (duração)
Descrição:
Disco de goma-laca, de gravação eléctrica, composto pelos títulos: (1) Na taberna (2) Fado da espera de toiros do fonofilme "A Severa" [música de] Frederico de Freitas, [letra de] Julio Dantas, Dina Tereza com acomp. de guitarra e violão; Canção da Severa [da] revista "Ai-Ló" [de Félix Bermudes, João Bastos e Alberto Barbosa, música de] Frederico de Freitas [e de] António de Melo, Dina Tereza com acomp. de orquestra.
História/origem:
As gravações que deram origem a este fonograma realizaram-se, provavelmente, nos estúdios La Voz de España – posteriormente convertidos em sede da La Voz de su Amo -, na Sala Granados (Av. del Tibidabo, nº 18, em Barcelona – Espanha), durante o segundo semestre de 1931. Foram levadas a efeito por Horace Frank Chown, técnico de gravação da Gramophone Company (de Hayes, Londres – Inglaterra).
O Jornal His Master’s Voice publicado pelo Grande Bazar do Porto (Porto e Lisboa – Portugal) a 22 de dezembro de 1931, dá conta de que “é admirável a gravação feita em Barcelona destes novos discos que a His Master’s Voice apresenta hoje [na Festa do Disco de ‘A Severa’ - denominação atribuída de acordo com o álbum discográfico pertencente ao espólio de Frederico de Freitas] ao público. Dina Tereza tem três gravações interessantíssimas, do melhor que tem cantado e que são reproduzidos com uma perfeição extraordinária” (p. 2). Prossegue, caracterizando dois dos temas que compõe este disco: “O Fado da taberna e a espera de toiros – dois fados um triste e repassado de sofrimento, o outro alegre e batidinho, num ambiente de estúrdia, de toros e vinho, acompanhado com vivacidade e rematado por uma gritaria alegre de espera de toiros” (p. 2).
Na mesma fonte, Frederico de Freitas, compositor, afirma que os “primeiros discos d’A Severa” foram bem-recebidos pelo público e que, por isso, “(…) empreendemos a gravação, em Barcelona, de outros motivos do mesmo film, que, no dia 22 [de dezembro de 1931], o público conhecerá. (…) Todos eles são conhecidos já atravez do film. Dir-lhe-ei, no entanto, que é admirável a sua gravação” (p. 4).
 

Related people Frederico de Freitas (compositor) Júlio Dantas (letrista);Félix Bermudes (letrista);João Bastos (letrista);Alberto Barbosa (letrista) His Master's Voice (discográfica) Dina Teresa (voz)
Related places Hayes (local de publicação)

Collections
Discos goma-laca
Discos goma-laca José Moças
Discos goma-laca Frederico de Freitas

+info
Ai-Ló [Música manuscrita] : Fantasia Espanhola