Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Sinfonia azul

Gravura

ID: MusA-349
Data:
1980 (criação)
Medidas:
77 cm;57 cm (altura;largura) Serigrafia a 10 cores (técnica)
Descrição:
Vista sobre um céu limpo, por debaixo de um toldo. Em simultâneo o autor projeta um estudo botânico e cromático sobre hortências.
A obra encontra-se dividida em duas secções.
a) A primeira ocupa mais de dois terços da gravura, o seu formato é quadrangular e bem delimitado. A  serigrafia é enquadrada superiormente por um toldo às riscas verticais tricolores, com padrão: ouro, azul, ouro, laranja, ouro. Inferiormente o enquadramento é feito por três cabeças de flores de hortências rosa pálido, manchadas de gradientes rosa e magenta.
O fundo representa o céu. A luminosidade, junto ao toldo é mais intensa e perde a força à medida que o olhar desce em direção às hortências. Aí a coloração é saturada de azul.
b) A segunda secção localiza-se no rodapé da serigrafia e comporta elementos gráficos soltos baseados no estudo botânico do elemento floral. À esquerda uma ilustração científica foi desenhada a ouro, em corte lateral, de uma flor (sem pétalas). As respetivas designações das partes da flor encontram-se escritas a vermelho e a azul, com algumas delas rasuradas. No centro do rodapé, outro estudo geométrico, de tonalidade ouro, constituído por um conjunto de semicircunferências, e semi-retas, formam quatro pétalas semelhante à flor da hortência. Abaixo do estudo geométrico e até ao extremo direito da serigrafia, uma paleta de cores encontra-se numerada até 10. As cores numeradas com 1, 5 e 10 são circundadas. Por cima dos números 9 e 10 da paleta de cores foi pintado um exemplar de flor de hortência rosa pálido e manchado a magenta, com o pé virado para cima.

Related people Matilde Marçal (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info