Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Exaltamento dos santos tachos

Gravura

ID: MusA-358
Medidas:
75 cm;105 cm (altura;largura) Técnica mista a 4 cores (técnica)
Descrição:
Tríptico de fundo cinzento escuro alusivo a Abel e Caim.
Constituído por três folhas, o tríptico apresenta a moral sobre a futilidade da materialidade, que leva na realidade, à acumulação de um conjunto de tachos vazios.
a) A folha esquerda do tríptico é retangular, com o vértice superior esquerdo concavo e o vértice inferior esquerdo convexo. A parte superior da folha é reforçada, com duplo traço interior, formando um bloco recuado. Coincidindo com a base inferior da folha, encontra-se uma placa granítica, separada por um traço branco, onde se pode ler, um nome esculpido a cinza claro: "ABEL". A folha esquerda está centralmente adornada por um painel delimitado a branco por uma linha grossa. Este painel forma, um retângulo vertical com o vértice inferior esquerdo convexo. O painel representa a sombra de uma mão aberta, orientada para a esquerda, sobre um tacho de ouro com a asa esquerda a descoberto. Encontra-se tombado com moedas de ouro a cair para um saco, já bojudo. O enquadramento é escuro e é possível ver-se em segundo plano uma coluna com um arco de volta perfeita.
b) A folha central do tríptico é constituída por quatro elementos estruturais.
b.1) Um primeiro, que serve de moldura, ao painel central. Tem fundo negro e é decorado lateralmente por duas estátuas graníticas que representam o perfil de pássaros com asas erguidas. Têm bicos grandes e aguçados, e cabeças embutidas, em corpos helénicos, com os pés pousados sobre um pequeno pedestal, ambos gravados. No pedestal esquerdo lê-se: "O NÃO", no direito lê-se "O SIM".
O espaço superior da folha central é ainda decorado por uma janela de telhado, com dois vidros, com formato de arco quebrado. 
Conferindo-lhe o aspeto de telhado, é feito, respeitando ao mesmo nível da janela de telhado, o reforço com traço duplo interior, de um bloco, para cada lado da folha do tríptico.
b.2) O segundo elemento estrutural dá continuidade lateralmente às placas graníticas ABEL e CAIM (folha da esquerda e direita respetivamente). Colocados na base da composição equilibram de cada lado um painel. Têm um formato semelhante a triângulos equiláteros e adotam um papel de pilares que suportam a folha central do tríptico. 
b.3) O painel central tem pintado uma representação de um par de pernas luminosas, visíveis a partir dos joelhos. Esticadas e cruzadas, elas estão suspensas escorrendo líquido que escorre pingos para dentro de um tacho branco levitado. Por baixo deste, um conjunto de outros tachos cinzentos escuros vazios empilhados dentro de outro maior repousam sobre uma mesa de tampo branco e folhos negros.
b.4) Extravasando o tríptico e desenhados na base inferior da folha central, é visível um conjunto de 5 insetos semelhantes a escaravelhos. Têm as antenas orientadas para cima e estão distribuídos lateralmente uns relativamente aos outros. Encontram-se colocados simetricamente em posição lateral, posterior e frontal.
c) A folha direita do tríptico é simétrica relativamente à folha esquerda do tríptico. A placa granítica, tem esculpida a cinza claro: "CAIM". No painel central da folha direita, está representada uma mão a recolher moedas de ouro vindas de um fundo de um tacho dourado perfurado. Colorido a lilás escuro, a composição é ladeada à direita por uma coluna com um capitel retilíneo e um arco perfeito. 

Related people Lourdes Leite (autor)
Related places Zona Técnica Central - Museu (repositório)

Collections
Gravura

+info