Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-366
Data:
1975 (criação)
Medidas:
60 cm;79 cm (altura;largura) Água-forte e água-tinta a 2 cores (técnica)
Descrição:
Atmosfera sombria, apocalíptica, onde um elemento humano se encontra integrado numa paisagem fantasmagórica em tom petróleo enegrecido com algumas nuances claras.
A figura ocupa o centro da gravura, com a cabeça virada para a esquerda, o rosto protegido com equipamento de segurança e o pescoço e ombros negros desprotegidos. São visíveis, de perfil, as lentes dos óculos de proteção. Localizado na zona da boca, o respirador purificador, com textura de concha de caracol, está seguro pela mão esquerda (formando um ângulo reto com o polegar, direcionado para a direita) e prolonga-se, por um cabo, até ao cimo da cabeça.
Tem, no local da orelha esquerda, um mecanismo semelhante a um protetor auricular, em formato de concha, preso à cabeça, e por onde saem vários tubos sinuosos, orientados para o lado superior esquerdo. O cabelo é curto, ondulado, e colorido com manchas escuras semelhante à parte posterior de um cérebro com cavidades de matéria esponjosa.  Prolongando-se, desde a cabeça do homem, até ao limite direito da gravura, desenham-se um conjunto de tubagens negras, algumas retorcidas.
A composição é envolvida por uma aura negra que encapsula a figura humana.
Em segundo plano é percetível uma paisagem tempestuosa, com um mar "petrolífero" revolto e, na parte superior da gravura sobrepõem-se uma faixa urbana escura. No canto superior esquerdo erguem-se duas figuras semelhantes a estátuas, compostas por cabeça e tronco, colocadas face a face. Em terceiro plano vislumbra-se uma mancha de edifícios pretos e um conjunto de chaminés altas a emitir labaredas de fumo para um céu negro. 
No canto superior direito, encontra-se um aglomerado de casas pintadas a negro, com cérceas diferenciadas, e chaminés esguias retangulares, onde se destaca apenas o formato das janelas devido à luz acesa. O céu nublado é aí iluminado pela coloração semelhante ao do luar.

Related people Lourdes Leite (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info