Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Relembrando

Gravura

ID: MusA-367
Data:
1979 (criação)
Medidas:
75 cm;53 cm (altura;largura) Litografia a 3 cores (técnica)
Descrição:
Um esboço de uma catedral repousa sobre a cabeça de uma mulher, separada entre si por uma faixa, onde um bosque frondoso povoa o espaço e umas palavras em francês se encontram escritas.
Estratificada em três patamares de alturas e comprimentos diferentes, a gravura "abre" perante a ausência de moldura.
O primeiro patamar, localizado no topo da gravura, representa a catedral a traço fino, em cor sanguínea.
O segundo patamar, intermédio, tem à esquerda até ao centro, um bosque denso de várias espécies arbóreas, onde proliferam sombras pretas. As letras "B" e "A" estão desenhadas nas copas das árvores, a cinzento. O lado direito está ocupado por uma quadrícula em tons cinzas e ocre sobre o qual se encontram escritas a preto, numa caligrafia de escola, em francês: "La grande paix des cathedrales n'en efface pas l'accent de la vie". Mais baixo, são apenas percetíveis, a castanho, "la sculpture", as quais formam parte de uma frase, que continua sobre o último patamar a cor negra.
O último patamar, coincidente com a base da gravura, o qual tem um comprimento maior do que os últimos anteriores. Ao centro, tem representado o rosto de uma mulher jovem, cuja expressão é de alheamento. Ligeiramente inclinado para baixo, sobre o ombro esquerdo, é possível contemplar o semblante sereno, os olhos de cor clara, lábios finos, testa descoberta e alta. A luz incide direcionada do lado esquerdo.
O resto da peça permanece escura, sem distinção de pormenores, à exceção de duas manchas clareadas: 1 - no canto superior esquerdo onde "1979" se destaca a preto, e 2 - uma faixa vertical branca localizada à direita do rosto da mulher.

Related people Lourdes Leite (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info