Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-385

Medidas:
56 cm;76 cm (altura;largura) Técnica mista a 2 cores (técnica)
Descrição:
Compreende-se esta gravura como uma obra surrealista pela combinação do figurativo e do abstrato. A composição representa formas curvilíneas azuis acinzentadas sobre fundo preto.
Em primeiro plano, destacam-se duas figuras semelhantes a bustos humanos arredondados e desproporcionados, colocados de perfil e orientados um para o outro, com olhos redondos e pálpebras descaídas. Desprovidos de orelhas e de bocas, o cabelo tipo "esparguete" nasce na zona tardia da fronte, caindo para trás. Os queixos são grosseiros e os bustos enormes.
Há uma paisagem surreal entre ambas as figuras. Preenche o intervalo uma “espécie” de medusa com a campânula arredondada e com os tentáculos pendentes.
O fundo é preto merecendo destaque para uma mancha acinzentada desenhada no canto superior esquerdo da gravura. Trata-se de uma representação semelhante às janelas de uma varanda circular ou a uma nave espacial. Estabelece-se ainda uma ligação entre um corredor central e o canto superior esquerdo da gravura onde se encontra a “nave”.

Related people Luísa Nogueira (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info