Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-386

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura) Água-tinta e ponta-seca a 2 cores (técnica)
Descrição:
Cenário passado dentro de umas águas-furtadas verdes, que são observadas do exterior para o interior, por duas caras que espreitam, pelas janelas de um telhado inclinado.
A habitação está vazia e é antiga, com uma parede pouco espessa e um pé direito baixo.
Em primeiro plano, desenha-se, frontalmente, à esquerda e dentro das águas-furtadas, uma porta aberta, de onde é possível ter acesso a um pátio com vista para o exterior. Avista-se a partir dessa porta e em segundo plano, as antenas e os últimos andares de algumas torres.
Segue-se, dentro do compartimento, à direita, um hall recuado. O soalho de ripas largas prolonga-se, até uma porta fechada do hall. A porta acaba em arco e está forrada de almofadas. Á esquerda, a parede do hall, ergue-se até ao teto ripado. Tem ainda afixada, a meio, um quadro que tem representado um rosto redondo, fechado, enquadrado numa paisagem rural, a céu aberto. Entre a porta almofadada e o quadro abre-se uma segunda entrada, sem porta, a qual se ergue até ao teto.
Na faixa superior da gravura está representado, em primeiro plano, o teto inclinado, com a incorporação de duas janelas de sótão horizontais. A janela de sótão da esquerda está semiaberta. Através do vidro entreaberto são visíveis dois rostos com a mesma expressividade da figura representada no quadro.

Related people Luísa Nogueira (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info