Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Un petit âne vá à la foire

Pintura

ID: MusA-27
Data:
1941 (criação)
Medidas:
81 cm;100 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Feira de burros. A cena decorre numa praça cujo o piso é em terra e de onde é visível um ajuntamento de burros, de carroças e de barracas com toldos raiados.  
Em primeiro plano, estagnada no meio da praça, uma carroça com a roda destacada aguarda a chegada de um homem que corre em sua direção. O condutor da carroça está de pé, enchapelado e de casaco escuro, bem como duas mulheres, à esquerda, guardam as suas crianças de colo. Uma delas está de pé segurando o bébé na anca e a outra à direita, mantém-se sentada no chão atenta à criança pequena. Um conjunto de burros castanhos e cinzentos rodeiam, quietos, a mesma carroça. Esse conjunto pictórico, que expressa serenidade, opõe-se ao ajuntamento poeirento e tumultuoso de animais, afastados superiormente, em segundo plano, à esquerda. Ladeiam a feira de burros, uma igreja com uma cúpula e ainda alguns edifícios de cérceas diferenciadas, de paredes cegas, ergendo as chaminés para o céu. Á direita duas barracas separadas entre si, com toldos raiados verticalmente a vermelho, foram montadas. Algumas pessoas debruçam-se sobre as bancas. 
Em terceiro plano uma cadeia cinzenta montanhosa remata horizontalmente a profundidade do quadro fundindo-se com o branco das núvens e a mancha azul ciano do céu.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936).
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info