Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Mulher ao espelho I

Gravura

ID: MusA-412

Medidas:
65 cm;50 cm (altura;largura) Serigrafia a 11 cores - Papel: Scholler Stern (técnica)
Descrição:
Mulher fragmentada em pedaços que acompanha à direita uma forma retangular irregular e emoldurada.
A serigrafia é constituída diagonalmente por dois grupos de elementos figurativos colocados sobre fundo azul ultramarino. A representação da mulher ocupa a diagonal inferior esquerda. Encontra-se em primeiro plano, equilibrada sobre um pé largo, com três dedos, os quais representam a ponta de uma perna forte e torneada que liga superiormente a umas nádegas voluptuosas vermelhas em formato de meio coração. O busto da mulher é fragmentado, constituído em separado, pelo ventre bordeaux em formato de meia lua convexa, pelos dois seios, e ainda pelo braço preto, erguido sob a cabeça loura. O ventre é um quarto minguante cujo vértice inferior pousa sobre as nádegas. Por cima deste está representado um círculo, o qual, tem desenhado no seu centro, outro mais pequeno, que representa o mamilo. À sua direita, um meio limão preto representa o segundo seio dotado na extremidade direita, de um mamilo que sobressai pela sua tonalidade clara, cor de pele. No limite esquerdo da serigrafia, ao nível dos seios inicia-se o braço preto, robusto, que se eleva e dobra em ângulo reto, repousando por detrás da cabeça loura da mulher.
A  cabeça pende para a esquerda e acima dos seios. O rosto preto e masculino está desenhado de perfil, virado para a direita, formando o nariz proeminente, o lábio aberto e o queixo vincado. O único olho visível é redondo, bem como a íris escura. 
Em segundo plano, um retângulo listado de azul ciano e amarelo light assemelha-se a um tapete que está colocado diagonalmente ao nível da nádega e da coxa da mulher.
A diagonal superior direita da serigrafia está ocupada por um retângulo irregular que se assemelha a um espelho emoldurado a verde petróleo. O fundo bordeaux é ocupado pela duplicação do número "dois", um localizado em segundo plano relativamente a um par de seios verde e, outro número, colorido a lilás, parcialmente visível, localizado em primeiro plano, no canto inferior esquerdo do retângulo.
A contrastar com o fundo azul ultramarino saturado da gravura, evidencia-se um quadrado dividido em quatro no canto superior esquerdo da serigrafia. Forma um xadrez pintado de amarelo light e de azul petróleo.
A cabeça é adornada de uma cabeleira curta ao nível da nuca, arredondada a amarelo light, semelhante a um capacete.
 

Related people José de Guimarães (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info