Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Homenagem a Joseph Albers

Gravura

ID: MusA-418

Medidas:
56 cm;56 cm (altura;largura) Serigrafia a 3 cores (técnica)
Descrição:
A teoria e a abordagem experimental perante a forma e a cor que definiram a obra de Josef Albers, e que o distinguiram enquanto influente percursor da Op Art, justificarão seguramente as homenagens que lhe foram dedicadas por Artur Rosa em 1972. Dando sequência a uma pesquisa de tendência Op iniciada em 1961, é pois toda uma exploração em torno de valores cromáticos e formais que podemos distinguir nesta serigrafia.
Os processos de progressão e repetição das conhecidas séries "Homage to the Square" desenvolvidas por Albers, servem aqui de modelo operativo a Artur Rosa, que submete um dos seus estudos geométricos a um desdobramento em três partes. Numa gradual alteração de escala, e de forma repetitiva, essas partes sobrepõem-se, funcionando como uma sucessão que assume como referente a presença de uma composição de Josef Albers.
Investigando as propriedades da cor e recorrendo ao vermelho – uma cor que aqui nos é apresentada nas três variações cromáticas determinadas pela composição de Albers –, neste trabalho são ilusoriamente definidas diferentes profundidades.
Num caleidoscópico jogo de articulação entre peso e leveza, entre cheio e vazio, ou entre configuração e reconfiguração, é desenvolvida uma abstração dinâmica que estabelece uma tensão entre o bidimensional e o tridimensional, e que recria “a evolução de um quadrado numa malha logarítmica” – assinalando assim uma continuidade com os diversos estudos que ao longo da década de 1960 Artur Rosa desenvolveu em pintura, mas que também testou em escultura. 
Submetidas a uma rigorosa progressão, as figuras geométricas assumem deste modo diferentes dimensões,
enunciando um fluído processo de transmutação formal que, ao mesmo tempo que introduz uma estrutura rítmica, provoca uma sugestão de movimento.
Com efeito, de acordo com os códigos Op, e tendo por base um forte contraste figura/fundo, é no olhar do espectador que esse movimento se realiza, sendo assim convocada uma relação direta com o público.
 

Related people Artur Rosa (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info