Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Pêcheurs aux Galapos

Pintura

ID: MusA-32
Data:
1944 (criação)
Medidas:
65 cm;81 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Trabalho comunitário de um conjunto de pescadores ocupados ora curvados a retirar de uma rede de pesca artesanal os peixes para as suas canastras, ora de pé, juntando as pontas da mesma. A cena decorre numa praia de areia clara. Num segundo plano, avistam-se as encostas escarpadas fundidas com o mar calmo. O céu azul claro perde-se para além do mar.
O objeto pictórico de maior presença e representatividade no quadro é o conjunto de homens ao redor da rede de pesca castanha. A cena concentra-se no 3º quadrante da tela e é apelativa pela variedade de cores que conferem movimento ao decorrer da ação. O vestuário azul, vermelho, rosa, amarelo dos calções e polos dos pescadores vai ao encontro da vivacidade do brilho acinzentado do pescado ainda a saltitar na rede.  
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info