Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Xilogravura

Gravura

ID: MusA-452

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura) Xilogravura a 1 cor (técnica)
Descrição:
Gravura, colorida em violeta permanente e branco, com motivos figurativos profundamente tribais e rudimentares. Emoldurada a violeta, a cena é adornada por um fundo mesclado a traços brancos, semelhante a uma trama de palha. Há um confronto visual entre duas mulheres nuas, sentadas de perfil, sobre uma besta com cabeça humana, também ela representada de perfil. Frente a frente, de olhos esbugalhados, as mulheres equilibram-se, sem braços e costas hirtas. A da esquerda tem o cabelo curto, lábios carnudos e boca semi aberta. O olho está desenhado na testa proeminente e o nariz sai do rosto como um pequeno dedo. Encontra-se sentada sobre a garupa do animal, com as pernas afastadas e esticadas e pé esquerdo da mulher sobrepõem-se ao seu pé direito.
A mulher da direita tem um semblante semelhante ao de um peixe, boca aberta, lábios carnudos, sem nariz e olho redondo. Os cabelos são compridos, em formato de orelha de basset. Corpo esguio, encontra-se sentada sobre a cabeça do animal, pernas afastadas e pé esquerdo pousado sobre o pescoço da besta. Ocupa a metade inferior da gravura.
A besta tem o corpo volumoso, de cor violeta, resultante da fusão entre um gato e um bovino. As patas são fortes. O rabo esguio está erguido verticalmente, tangente às costas da mulher que está sentada à esquerda na gravura. A cabeça, orientada para a direita, é humana, calva, suportando dois longos chifres pontiagudos. O olho, a orelha, os lábios e a narina são exagerados relativamente ao tamanho da cabeça. 

Related people Hein Semke (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info