Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-469

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura) Técnica mista a 3 cores (técnica)
Descrição:
Gravura onde se conjuga o elemento feminino e o desenho infantil. Base cinzenta vertical onde residem, colocados em T, um retângulo horizontal, na metade superior, e um quadrado, centrado na metade inferior. A base cinzenta concentra pontualmente sombras conseguidas a ponta fina, a partir da densificação de griffures. Na metade superior da gravura o artista intensificou o enquadramento da obra através da marcação de uma meia moldura negra. Em segundo plano encontra-se, na metade inferior da gravura e por detrás do quadrado, um ovo deitado, sombreado a negro. O interior do quadrado tem traçado a linha fina ocre, uma figura humana infantilizada. A cabeça redonda, bem como o tronco circular é sustentado por dois traços verticais afastados, que representam as pernas, sem pés. Os braços são semelhantes, retos, traçados quase na horizontal, a partir do tronco. Os dedos surgem, sem rigor, como traços aleatórios nas extremidades dos braços. A face não tem volume. Os olhos afastados são representados através de cruzes, o nariz reto está ao nível dos olhos, os lábios são carnudos, mas desalinhados, situados por baixo do nariz. É também possível ver, um género de boneco desenhado na horizontal, por baixo das pernas da figura, descrita anteriormente. Este último boneco está desenhado a ocre mais intenso, com o corpo hirto, as pernas elevadas viradas para a esquerda e a cabeça pousada no chão (base do quadrado), onde parece, estar representada erva a crescer. 
O quadrado é tonalizado a amarelo ocre claro, malhado aleatoriamente e cujas dimensões e intensidades variam. Destaca-se uma mancha ocre escura vertical, a qual se assemelha a um cordão umbilical.
Este inicia-se a partir da barriga do boneco infantil e prolonga-se até à face. Segue para cima, para depois extravasar o quadrado e penetrar, sensivelmente a meio da base do retângulo. Aí o cordão é diluído na composição, tonalizando-se de  vermelho cadmium light, cor idêntica a uma camisa representada, que deixa a descoberta dois seios femininos afastados.
A imagem é poderosa, sensual, quase erótica. O pescoço e o busto limpo e luminoso contrastam com o  vermelho cadmium light da camisa. Esta está abotoada inferiormente e força os seios a erguerem-se. 

Related people DACOS (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info