Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Lisboa III

Gravura

ID: MusA-558

Medidas:
57 cm;76 cm (altura;largura) Litografia a 2 cores (técnica)
Descrição:
Panorama de um bairro de Lisboa, desenhado a vermelho e verde. Avista-se, em primeiro plano, uma rua descendente, em socalcos, calcetada e ladeada ora por grades, ora por muros baixos e por um edificado denso. Em segundo plano, o fundo da rua abre para o rio Tejo. É demarcado por uma nesga de terra que se prolonga horizontalmente, em toda a extensão da gravura. O céu limpo prolonga-se além terra.
A gravura é graficamente “abusada” na metade inferior e libertada superiormente. O edificado concentra-se de cada lado da gravura, criando-se um “funil” gráfico no centro, ocupado aí pelas águas do rio.
Em primeiro plano, uma árvore nua, alta e estreita, com ramificações denteadas e viradas para cima, ornamenta à esquerda, a rua descendente. Esta última serve de acesso, pela direita, ao resto do bairro. Em segundo plano, outra árvore de estatura semelhante, cresceu num pequeno terraço, desenhado à direita. Ambas encontram-se colocadas na gravura por forma a dar abertura visual até ao rio. Em terceiro plano, há o colmatar do bairro, através da composição de telhados vermelhos e de umas gruas que assinalam a proximidade de um porto marítimo. O rio fecha o cenário, servindo como pano de fundo.

Related people Carlos Botelho (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info