Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Urubu

Gravura

ID: MusA-563

Medidas:
38 cm;57 cm (altura;largura) Gravura sobre cobre, técnica mista a 2 cores (técnica)
Descrição:
Representação de um pássaro, denominado pela autora da gravura, de “urubu”. A ave está a sobrevoar uma cúpula negra centrada no limite inferior da gravura. Aí são também visíveis duas “janelas” azuis, colocadas verticalmente. O fundo da gravura é tonalizado a preto e texturizado por uma rede cerrada de malha azul, que extravasa a metade inferior da gravura.
O urubu ocupa a metade superior da obra. O corpo tem um formato retangular, com uma reentrância, no topo, separando assim a asa esquerda  da asa direita do pássaro.
Um apêndice pontiagudo, pende, no limite inferior do corpo da ave, à direita. Forma-se aí a cabeça bicuda do pássaro acompanhada por dois olhos gemelares. São delineados a pretos. O corpo da ave é decorado por um emaranhado de traços brancos orgânicos, fluidos, entrelaçados entre si, sobre um fundo negro. O ventre é tingido a branco continuamente até à cabeça da ave. Do meio do ventre saem duas longas patas delgadas, paralelas entre si. Pendem obliquamente para a esquerda, terminando com duas garras em formato de “U” invertido.

Related people Isabel Pons (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info