Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Cartão de natal

Gravura

ID: MusA-564

Medidas:
38 cm;57 cm (altura;largura) Gravura sobre cobre, técnica mista a 3 cores (técnica)
Descrição:
Cartão aberto, com ilustrações natalícias e com um excerto do Evangelho segundo São Mateus, escrito em latim. 
A página da esquerda tem um fundo castanho e tem escrito, com caligrafia de “escola”, o capítulo 2.1.12. do Evangelho segundo São Mateus, em latim. A página da direita é toda ela ilustrada com figuras angelicais.
Nesta última página, em primeiro plano, sobre fundo laranja, um anjo vestido com um hábito comprido e vincado, também de cor de laranja, eleva-se sobre uma nuvem azul lanuda, com largos caracóis. Acima dela uma coroa formada por anjos azuis de asas abertas, arremata superiormente a cena celestial. As cabeças brancas e redondas dos anjos estão envoltas por uma auréola castanha, assemelhando-se a pérolas colocadas nas extremidades de uma coroa angelical. Abaixo da nuvem celestial, está retratada, numa gruta, a adoração do menino Jesus pelos anjos, pelos reis magos e por um grupo de homens. Dois anjos com cabeças adornadas com umas auréolas largas e circulares estão centrados, em primeiro plano, virados de costas, mostrando longas asas e vestindo túnicas fluídas. Às suas esquerdas dois homens encontram-se de pé, ambos vestidos com mantos iluminados, plissados, largos e compridos, até aos pés. Seguram na mão uma taça cada e levantam o olhar em direção à nuvem.
O contexto natalício é contudo remetido para segundo plano. A virgem Maria e o menino Jesus não se destacam, aparecendo sombreados, conjuntamente com um grupo de pessoas que se amontam à direita na gruta. A representação cénica é colocada num moldura grossa castanha, decorada interiormente por elementos gráficos circulares intervalados sequencialmente.

Related people Isabel Pons (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info