Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

La plage d'Albufeira

Pintura

ID: MusA-44
Data:
1940 (criação)
Medidas:
60 cm;73 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Barcos de pesca atracados no areal da praia de Albufeira.
Em primeiro plano, na base do quadro, evidencia-se um ajuntamento disperso de burros pretos e cinzentos numa praça arenosa, de acesso direto e elevada relativamente à praia, a qual segundo a pintora, está localizada em Albufeira. No meio do bando presenciam-se alguns homens e mulheres, uns sentados, outros de pé, outro ainda a aproximar-se de um poço circular, montado sobre um animal. No extremo direito da praça é visível um muro cinzento separador entre a praia e a praça, onde se encontram recostados um agrupamento de homens enchapelados. 
Em segundo plano, a praça elevada tem acesso direto a uma praia desnivelada e de cordão arenoso estreito onde se estende um denso conjunto de barcos de pesca, de mastros erguidos e velas recolhidas. 
Em terceiro plano e alinhado paralelamente com os barcos, o azul do mar prolonga-se até à linha do horizonte. À direita, a topografia é acidentada e eleva-se até formar uma linha ondulada de pequenas colinas. Bem visível, o cemitério destaca-se no topo da colina mais à direita quer pelo seu dimensionamento geométrico e cércea reduzida, quer pela sua estrutura típica e quer ainda pela presença de ciprestes ponteagudos que ferem o céu enevoado. 
Este elemento pictórico é apresentado em Pêcheurs et filets à Albufeira (UA-HB-P-21) enquadrado no conjunto urbano de Albufeira.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (doador) Hélène de Beauvoir (autor, com a obra assinada)
Related places Albufeira (centro de fabrico)

Collections
Pintura

+info