Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Touro

Gravura

ID: MusA-575

Medidas:
40 cm;53 cm (altura;largura) Ponta-seca a 1 cor (técnica)
Descrição:
Representação de um touro. O animal está posicionado com a cabeça para a esquerda e os membros traseiros para a direita. A sua postura lembra a posição de corrida, com os membros dianteiros ligeiramente erguidos. O touro surpreende pelo volume do corpo peludo, quase exagerado, e pelo torneado dos músculos. Há contudo o subdimensionamento dos membros dianteiros e posteriores que culminam com uns exíguos cascos. A cabeça é oval, achatada, e presa diretamente ao corpo. Dois pontos escuros substituem os olhos, ambos cercados por um fundo claro.
Imediatamente acima desenham-se dois longos cornos pontiagudos, os quais protegem duas orelhas em forma de folhas, situadas ao nível dos olhos. A cana do nariz é longa e pintada a escuro. Termina com duas pequenas narinas seguindo-se, abaixo, uma boca aberta em círculo, por onde são visíveis dentes afiados. A cauda é pequena e horizontalmente hirta.

Related people Jorge Vieira (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico) Zona Técnica Central - Livraria da Universidade de Aveiro (repositório)

Collections
Gravura

+info