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Femmes apportant du sel sur des bateaux

Pintura

ID: MusA-46
Data:
1943 (criação)
Medidas:
81 cm;100 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Transporte manual do sal desde o monte de sal até aos saleiros (embarcações típicas para transportes de sal) feito por mulheres. Formando um carreiro de carga e descarga, o sal é sustentado à cabeça por mais de duas dezenas de mulheres, fazendo lembrar filas de formigas. Em primeiro plano, ocupando a base inferior direita do quadro, várias embarcações encontram-se encalhadas junto ao caminho que leva ao monte de sal, aguardando a chegada do mesmo que cada mulher transporta à cabeça. Um homem aguarda cada uma delas, debruçado sobre uma carga que chegou, alisa-a dentro do barco, enquanto que uma mulher aguarda a entrega da sua canastra. Os mastros e cabos altos dos barcos ocupam a quase metade direita do quadro.
A cena central é ocupada pela azáfama de uma fila que se inicia junto ao monte de sal (mais afastado) até finalizar, a serpentear, no saleiro, num vai e vem de mulheres algarvias, com vestidos protegidos por aventais multicoloridos e com cabeças cobertas pelo tradicionais lenços e chapéus. Junto ao monte (central), bem como no cimo deste, homens ajudam a encher as canastras. 
O terceiro plano coincide com a linha do horizonte, a qual separa uma faixa de cadeias montanhosas da planície algarvia, colorida por manchas verdes dispersas de arvoredo. Apreende-se, centralizado na obra, o branco de outro monte de sal e de um pequeno edificado contíguo a este.
O trabalho das mulheres nas salinas é bastante recorrente nas obras de Hélène de Beauvoir. Ela quis apresentar a mulher enquanto elemento central na sociedade de então (década de 40), desempenhando um papel decisivo na dinamização da economia da região. Tal intenção é possível contemplar nos quadros "Le dur travail des salines" (UA-HB-P-28), "Le sel brûle" (UA-HB-P-44) e  na "Préparation d'une saline"  (UA-HB-P-52).
No caso específico de "Femmes apportant du sel sur des bateaux"  (UA-HB-P-22) existe semelhanças nomeadamente no percurso dos elementos figurativos e posicionamento quer das embarcações quer da salina central em obras como" Hommes et fourmis dans le sel" (UA-HB-P-5) e "Bateaux de sel"  (UA-HB-P-4).
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
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