Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Vue générale d'Albufeira

Pintura

ID: MusA-47
Data:
1940 (criação)
Medidas:
54 cm;65 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Praia dos Pescadores em Albufeira. Denotam-se três planos visuais. O primeiro plano ocupa a metade inferior do quadro e forma uma cintura em tons quentes, nomeadamente em ocre. O edificado acede diretamente à praia. Avista-se no canto inferior esquerdo, os barcos atracados sobre a areia rosada. Esta é circundada pela estrutura urbana da vila, delimitada à esquerda e em segundo plano por um morro arborizado e um edifício de dois pisos, atualmente ocupado pelo restaurante "A Ruina". Á direita, a praia é ainda delimitada por um muro alto perpendicularmente traçado em relação às embarcações. No topo do muro forma-se uma praça povoada por um agrupamento de pessoas. Estas juntam-se em torno de um edifício terreo caiado, listado na base a azul, com um telhado proeminente vermelho. Atualmente a casa deu lugar a um coberto com vista para a praia, de acesso direto para o restaurante "A Ruína" que lhe fica contiguamente à esquerda. Á direita desta, separada por uma rua, três casas estão alinhadas paralelamente ao muro com acesso direto para a praia. 
O miolo da vila compõe o segundo plano. Separa-se visualmente do primeiro plano pelo predomínio da cor branca e pela centralização do edificado que é circundado pelas muralhas da vila.
Conferindo maior profundidade à obra, Hélène de Beauvoir introduz um terceiro plano, modelando a paisagem através de colinas intervaladas entre o cultivo e a arborização. 
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places Albufeira (criação)

Collections
Pintura

+info