Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Jeune fille de Faro

Pintura

ID: MusA-49
Data:
1942 (criação)
Medidas:
65 cm;81 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Mulher jovem vestida e deitada sobre uma cama. Em primeiro plano, no canto inferior esquerdo estão pintados, sobrepostos entre si, os pés calçados com sandalias e no canto superior direito, numa posição relaxada, a cabeça, erguida pelo seu braço esquerdo, dobrado em ângulo de 45º. O outro braço cai sobre a anca terminando com a mão pousada sobre a coxa direita. A jovem loura veste uma saia azul marinho até aos joelhos e uma camisa branca de manga curta de balão. A gola redonda é adornada por uma fita azul marinho que forma um laço com duas argolas à frente.   
A jovem tem o rosto redondo e esboça um ligeiro sorriso. Tem o olhar negro fixo para um ponto à esquerda. As sobrancelhas são finas e bem arqueadas seguindo a extensão do olho que é redondo e brilhante. Os lábios são grossos e vermelhos. O nariz é pequeno e redondo e as orelhas descobertas são pequenas. O cabelo com madeixas ocre está preso em cachos na nuca, caindo até aos ombros. 
A cama está coberta por uma manta multicolor listada às riscas verticais onde se conjugam os laranjas, os verdes-água e os ocres. Este padrão é revisto nos quadros "Une belle fille portugaise" (UA-HB-P-24) e "Portrait de Vera Warnier" (UA-HB-P 50). Na cabeceira da cama duas almofadas suportam o peso do busto da mulher. 
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info