Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Quarto de cama n.º 21

Gravura

ID: MusA-620

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura) Serigrafia a 5 cores (técnica)
Descrição:
Estratificação de várias vistas frontais de uma cama de casal com cabeceira, encostada à parede.
É possível fazer uma leitura estratificada da serigrafia segundo três planos horizontais: topo, centro e base. O topo, está revestido por um quadriculado cinzento cerrado sobre fundo branco. Tem representado uma replicação parcial do cenário que será apresentado na base da serigrafia. Está contudo desprovido de coloração, reconhecendo-se apenas o cenário pelo grafismo dos vincos de uma coberta amarrotada de uma cama de casal bem como a presença de quatros almofadas. Ambos os cantos da cama estão traçados descontinuamente a amarelos.
O centro da serigrafia tem um fundo recoberto por uma quadricula cujas células medem o dobro das células do topo. O fundo está saturado de salmão. Sobre o quadriculado destacam-se algumas linhas a cinzento e a verde néon. A linha mais espessa, de cor cinzenta, impõe um itinerário irregular mas contínuo, atravessando horizontalmente a serigrafia. As linhas verdes são retas, curtas e colocadas em direções aleatórias, por vezes em grupo.
A base é aproximadamente quadrada, ocupando a metade inferior da serigrafia. Tem representada a imagem já descrita no topo mas agora tonalizada por cores planas. Esta última estratificação está separada superiormente do centro da serigrafia por um traço grosso azul-cobalto, horizontal, que coincide com o comprimento da obra. 

Related people Julião Sarmento (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info