Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

O Ornitóptero

Gravura

ID: MusA-650

Medidas:
47 cm;64 cm (altura;largura)
Descrição:
Ornitóptero suspenso junto a um edifício austero e escuro em tons de cinzentos e preto. O ornitóptero ocupa a metade esquerda da gravura. A aeronave é constituída por duas grandes asas, ambas abertas, com a complexa estrutura interna entrecruzada de paus unidos por cordas. As asas têm um formato de folha. A asa da esquerda contrariamente à da direita apresenta a totalidade do seu formato, à exceção da extremidade. As asas estão separadas entre si e seguras pelos braços esticados de um homem vestido de preto, com ligaduras brancas na cabeça, nos antebraços e nas pernas inferiores. Este mantém uma postura acrobática, quase fetal, com o dorso colocado horizontalmente, os joelhos fletidos junto ao peito e as pernas inferiores desajeitadas orientadas para a direita. O braço direito é mantido para baixo em primeiro plano deixando entrever uma mão descarnada. O braço esquerdo está em segundo plano segurando a estrutura da asa esquerda. A face redonda do homem barbudo e com bigode não é visível, também ela movida para a esquerda.
Num segundo plano espraia-se uma fachada austera de estilo neoclássico. As janelas verticais são compridas e ritmadas com frontões triangulares e retangulares. A frontaria é decorada pelo traçado intercalado do empedrado. Cada janela tem um varandim protegido por uma grade de balaustres. Na única janela visivelmente desimpedida e centrada na gravura decorre uma cena com duas personagens. Ambos de costas viradas concentram-se no canto inferior direito da janela. Um homem obeso, de baixa estatura, careca, tem os braços erguidos até ao nível da cara, com as mãos pousadas no corpete de uma mulher. 
Está vestido com um casaco preto e denota-se o colarinho branco colocado num pescoço quase inexistente.
A mulher tem uma postura hirta, ombros direitos e nus, cabelo preso em novelo na nuca. Apesar de parcialmente encoberto pela cabeça do homem ainda é possível visualizar a parte superior do braço esquerdo da mulher que se encontra envolvido por ligaduras brancas. 

Related people João Abel Manta (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info