Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Tempo

Gravura

ID: MusA-691

Medidas:
58 cm;76 cm (altura;largura; )
Descrição:
Gravura onde prevalecem os tons rosa e preto e sobre os quais se encontram gravadas cenas com pessoas e com animais. 
A metade inferior da gravura é tonalizada a rosa texturada e no seu centro dois retângulos formam uma estrutura vertical a partir da base da gravura. Um retângulo estreito e horizontal pousa sobre o limite inferior da gravura. Tem representado no seu interior, a traço fino e em tons menta e preto, dois porquinhos-da-Índia aconchegados e deitados sobre o solo escuro. Colocado sobre este retângulo encontra-se um segundo retângulo também tonalizado a menta e a preto. Decorre aí uma cena tranquila entre uma mulher sem rosto e dois pássaros. A figura feminina está vestida com um top de alças que deixa a descoberto uns ombros largos e quadrados. Ela pousa de frente, sentada, com as ancas encoberta pelo ondular do solo negro, o qual lhe cobre parcialmente a saia. À sua esquerda desenha-se, a traço fino, o pescoço e o bico comprido de um pássaro, preste a tocar-lhe o braço direito. Um outro pássaro sobrevoa a mulher, destacando-se o seu contorno preto, sobre o fundo menta. Trata-se também de uma ave desenhada de perfil com o bico comprido e pontiagudo, pescoço esguio e cabeça pequena. O dorso é superiormente côncavo, com a linha das asas convexa contida no interior do corpo da ave. O pássaro está suspenso acima da cabeça da mulher com a cabeça e o corpo orientados para a esquerda.
metade superior da gravura é ocupada por um fundo negro denso, apenas quebrado por um conjunto de pequenos orifícios irregulares e encadeados horizontalmente, concentrados no topo superior esquerdo. Fazem lembrar a fila de janelas de um avião observada exteriormente.
Em cada uma destas janelas decorre uma cena com uma pessoa. À esquerda uma criança sem rosto encosta-se verticalmente a uma superfície rosa. Segue-se à direita, numa outra janela, a representação de uma menina de cabeça redonda, com um laço na cabeça. Veste um fato rosa com gola subida de renda. Na terceira janela uma personagem careca, de perfil linear e cabeça inclinada para a esquerda preenche todo o espaço. Segue-se à direita a quarta janela. Aí consegue-se distinguir também uma figura humana careca sem rosto, escurecida, mas ao contrário da anterior as vestes estão ricamente adornadas. Finalmente a última janela colocada na extremidade direita da fila, está vazia, delineada a branco mas tonalizada interiormente a preto.

Related people Gabriela Oliveira (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info