Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Estudo para projecto de imagem

Gravura

ID: MusA-696

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura)
Descrição:
Representação de um projeto de uma miragem, à escala 1:1. O autor constrói o projeto em torno de cinco figuras, todas num formato geométrico e em tons de verde e preto. A colocação das figuras não é sequencial. O título é anunciado no rodapé da serigrafia a letras pretas, alinhado à esquerda. A figura 1 ocupa conjuntamente com a figura 4, o quarto quadrante da obra. A primeira figura representa um retângulo posicionado horizontalmente e ligeiramente inclinado, sustentado pelo vértice inferior direito. É tricolor, pintado horizontalmente em tricolor verde, iniciado superiormente pela tonalidade mais clara. Do lado direito e do lado esquerdo, uma linha horizontal preta extravasa a área do retângulo. Sobre ela desenham-se pequenos traços pretos sobrepostos a traços brancos. Contrariamente à linha horizontal, estes traços atravessam longitudinalmente o retângulo verde.
Acima da figura 1 e ainda no mesmo quadrante encontra-se a figura 4 que consiste num conjunto de 3 linhas explicativas, justificadas em linhas diferentes. Cita-se: “
• - Isto não é arte; poderá sêr um “exercício estético”.
• - da física do àlibi – há um sìtio (lugar) cheio e um sìtio (lugar) vazio, unidos por uma relação de identidade negativa.
•  - a superfície ocupável é de 43,32 cm2.”
A figura 2 ocupa a metade superior da serigrafia e representa uma estrutura geométrica constituída por uma base em formato de losango preto. Á sua esquerda pousa um retângulo de gradientes verdes fragmentado em subdivisões horizontais, que acompanha o posicionamento do losango e ainda no seu interior, à direita, 
cubo verde dividido em cubos de menores dimensões distanciados entre si por intervalos bicolores.
No terceiro quadrante, nivelado com a figura 4, duas figuras cilíndricas e uma circunferência foram colocadas lado a lado.
Estabelece-se uma hierarquia visual com o cilindro erguido verticalmente, posicionado mais à esquerda, seguindo-se do segundo inclinado para a direita, colocada no centro e finalmente posicionado à direita da circunferência.
As figuras 3 e 5 concentram-se também no terceiro quadrante mas junto do canto inferior esquerdo da serigrafia. A figura 3 resulta de um retângulo verde posicionado na horizontal. Um quadrado dividido em quatro quadrantes sobrepõe-se ao canto inferior esquerdo do retângulo. O segundo, terceiro e quarto quadrante são tonalizados a verde enquanto que o primeiro quadrante ressalta visualmente a preto. Uma linha a ponteado preto atravessa horizontalmente o retângulo nivelada pela metade do quadrado. A figura 5 é apresentada por baixo da figura 3. É constituída por quatro círculos de cores e letras distintas que se posicionam logo acima das figuras geométricas.
O círculo representado mais à esquerda está saturado a verde cadmium pale e denominado, acima, com a letra “b”. Alinhado com o primeiro círculo segue o segundo de idêntica dimensão mas com cor verde colbat chromite e uma mancha branca a colorir o interior. Um traço horizontal preto distingue-o de todos os restantes círculos e é ainda denominado pela letra “c”. O terceiro é semelhante a um ponto preto e tem a letra “d” associada. O quarto círculo é verde oxide de chromium, manchado a branco. Tem desenhado um outro círculo, delineado a preto, de menor diâmetro no seu interior e o autor atribuiu-lhe a letra “a”. 

Related people Vitor Fortes (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info