Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-700

Medidas:
31 cm;51 cm (altura;largura)
Descrição:
Gravura em tons verde-água e preto, com motivos figurativos gravados a buril. Um homem de rosto sofredor ergue o braço contra uma seta ondulante axadrezada que lhe aponta a face.
A obra divide-se visualmente na metade esquerda e direita através de uma coluna vertical.
A metade esquerda é ornamentada pela cauda da seta xadrez que inicia no segundo quadrante e se prolonga por sua vez, passando por detrás do braço do homem até a extremidade da seta lhe apontar a face. Ainda na metade esquerda, mais concentrados no terceiro quadrante foram dados destaque a elementos associados à matemática. Conta-se com um estudo de três circunferências intercetadas entre si e a presença de uma expressão matemática. O conjunto de circunferências têm diâmetros assinalados a tracejado. A circunferência desenhada na extremidade esquerda do conjunto está suspensa superiormente relativamente às duas restantes. Forma-se debaixo dela o ângulo agudo “ab” cujas linhas estruturantes são formadas a partir do prolongamento da perpendicular do diâmetro de cada circunferência.
À direita do conjunto de circunferências encontra-se escrito uma expressão matemática que se traduz em: “Raiz à quarta de “primit. + tecnoc.” sobre “impot.3”".
Como divisória entre as duas metades da gravura o autor introduziu, sensivelmente ao centro da obra, uma coluna vertical.
À direita da mesma está representado um busto de homem, com o rosto sofrido, no primeiro quadrante da obra. O homem tem traços rudes e bem definidos.
As sobrancelhas são carregadas e escuras, com expressão de desconforto. A cana do nariz é retangular e alongada, com as narinas semicirculares, juntas e escurecidas.
A face está amassada, com sulcos, bem como a fronte. Os lábios são proeminentes e carnudos. A boca aberta deixa entrever os dentes. Os olhos estão abertos, são alongados de traçado irregular. Da face direita nasce uma concentração escura de filamentos desordenada. A figura parece inacabada pela ausência de couro cabeludo.
O braço direito deste último ergue-se atravessando longitudinalmente a gravura, prolongando-se superiormente no segundo quadrante. Junto ao ponto onde o braço do homem cruza a coluna concentram-se uns filamentos embrenhados pretos, semelhantes aos da face. 

Related people Nuno Tabaquinho (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info