Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Gravura

Gravura

ID: MusA-709

Medidas:
57 cm;38 cm (altura;largura)
Descrição:
Representação de três figuras humanas, vistas de perspetivas diferentes. A mais centrada encontra-se de frente com o corpo ligeiramente orientado para a direita. Não tem rosto. Os antebraços erguem-se horizontalmente para a direita, com as mãos pousadas sobre um traço reto preto, estreito e comprido, descendente e inclinado para a direita. Este forma, com a perna do homem, um “V”. O homem tem vestido uma camisola preta de gola em “V” de onde se demarca um colarinho de camisa branca e uma gravata fina preta. As calças não foram tonalizadas.  Deduz-se o contorno da anca e da perna através do contraste colorido da fralda da camisola preta e do assento vermelho.
À direita do homem, confinadas a um retângulo, estão contidas as duas outras figuras humanas. O limite direito da folha corta o corpo dos homens que têm apenas visíveis os membros inferiores. Um dos dois homens jaz no chão, com a perna esquerda sobreposta  à perna direita. O posicionamento do corpo dá a sensação de este ter sofrido uma agressão. Apenas é visível o pé direito. O pé esquerda é mantido coberto, extravasando inferiormente a área do retângulo.
A presença do terceiro homem ocorre pelo posicionamento de uma perna perspetivada de topo e colocada acima das pernas do segundo homem.
O autor confere ainda alguma cor à gravura através da introdução no limite esquerdo de uma forma saturada a vermelho. Tem  uma base larga, que afunila rumo ao centro acabando por delinear a dobra arredondada e interior do joelho do primeiro homem.

Related people Manuela Jorge (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info