Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Violino Hellier

Cordofone

ID: MusA-790
Data:
2004 (fabrico)
Medidas:
58.5 cm;32.5 cm (comprimento;comprimento da corda)
Inf. tecnica:
Madeiras de ácer, pinho dos Alpes e ébano.;Madeira.;Fundo, ilhargas e braço em ácer, tampo em pinho dos Alpes, escala em ébano. Verniz à base de álcool, resinas e essências.;SOL - RÉ - LÁ - MI
Descrição:
Cordofone de arco com quatro cordas simples, afinadas em intervalos de quintas, o violino teve origem nos inícios do séc. XVI. As suas características estruturais e acústicas provêm de antecessores tocados a arcos, como a rebeca (de origem árabe), o crwth, do País de Gales e, mais proximamente, da lira de braccio, de origem italiana. Nos anos setenta o violino possui já forma definitiva.
É somente no início do séc. XIX que este violino, conhecido como violino barroco, sofre modificações estruturais com reflexo na qualidade do som. Este “novo” violino é chamado ”moderno”.
O braço, agora fixado por entalhe, é mais alongado e inclinado atrás, o que leva ao aumento da altura do cavalete e, consequentemente, ao aumento do comprimento da corda e do ângulo que esta forma com o cavalete.
Pela análise da lei das cordas, conclui-se que estes dois aumentos levam ao aumento de pressão do cavalete sobre o tampo harmónico e, para o reforçar, é aumentada a altura e o comprimento da barra harmónica (peça em madeira, colada no interior do tampo, no sentido longitudinal, situada debaixo do pé direito do cavalete).
O violino possui uma alma, pequeno cilindro de madeira colocado à pressão entre o tampo e o fundo, ligeiramente abaixo do pé esquerdo do cavalete, que tem uma função acústica, fundamental no som do violino, e outra, resistente, pois funciona como uma escora do tampo harmónico.
 
A história dos instrumentos musicais regista dois famosos violinos, que merecem aqui uma pequena nota. Um desses violinos é o “Messias”, construído por Antonio Stradivarius (1644-1737), em Cremona (Itália), no ano de 1716 – hoje património do Museu Ashmolean – Oxford (Inglaterra). O outro é do violeiro italiano Joseph Guarnerius “del Gesu” (1698-1745), construído no ano de 1742, tendo sido o instrumento querido do violinista Nicolau Paganini (1782-1840), doado por este à Câmara Municipal de Génova (Palácio Tursi), sua terra natal.
História/origem:
Construído em 2004 por Joaquim Domingos Capela em homenagem a Antonio Stradivarius. É uma cópia do violino gravado de autoria de Antonio Stradivarius de 1679.
Related people Eng. Joaquim Domingos Capela (violeiro)
Related places S. Felix da Marinha (centro de fabrico)

Collections
Instrumentos musicais

+info