Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Viola d'amor

Cordofone

ID: MusA-793
Data:
2007 (fabrico)
Medidas:
76 cm;36.5 cm (comprimento;comprimento da corda)
Inf. tecnica:
Madeiras de olho-de-perdiz, ácer, pinho dos Alpes e ébano.;Madeira.;Fundo e ilhargas em olho-de-perdiz, braço em ácer, tampo em pinho dos Alpes, escala em ébano. Verniz á base de álcool e resinas.;LÁ - RÉ - LÁ - RÉ - FA# - LÁ - RÉ
Descrição:
A viola d’amor é caracterizada por dois grupos de sete cordas: um grupo de cordas melódicas e outro de cordas simpáticas, ambos os grupos respeitando a mesma afinação. Quando as cordas melódicas são friccionadas, as do outro grupo vibram por simpatia. Atadas ao estandarte, as cordas melódicas apoiam-se no cavalete, passam por cima da escala e atam-se nas cravelhas laterais inferiores da cabeça. As cordas simpáticas, atadas a pinos fixados na parte inferior do corpo, atravessam o cavalete, passam por dentro dum canal existente debaixo da escala e atam às cravelhas superiores. A cabeça termina normalmente com elegantes figuras femininas, algumas de olhos vendados simbolizando Cupido. As aberturas do tampo têm normalmente a forma duma chama (flaming-sword ). A viola d’ amor aparece nos fins do séc. XVII e rapidamente se espalha por toda a Europa, sendo durante o séc. XVIII um instrumento de solo. O seu declínio dá-se no início do séc. XIX.
Instrumento de construção delicada, há belíssimos exemplares da viola d’ amore com diversos desenhos, sendo provavelmente John Ulrich Eberle (1699-1768) o mais notável dos seus construtores (violeiro estabelecido em Praga e oriundo de uma pequena vila da Baviera alemã - Füssen).
História/origem:
Construída em 2007 por Joaquim Domingos Capela em homenagem a Joahn Ulrich Eberle. O Modelo foi inspirado na viola de autoria de John Ulrich Eberle de 1739,  com 7 cordas melódicas e 7 cordas simpáticas.
Related people Eng. Joaquim Domingos Capela (violeiro)
Related places S. Felix da Marinha (centro de fabrico)

Collections
Instrumentos musicais

+info