Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Rabeca

Cordofone

ID: MusA-794
Data:
2008 (fabrico)
Medidas:
52.5 cm;32.5 cm (comprimento;comprimento da corda)
Inf. tecnica:
Madeiras de plátano e pau-santo.;Madeira.;Fundo, braço e cabeça em plátano e escala em pau-santo. Verniz à base de álcool com goma laca.;SOL - RÉ - LÁ
Descrição:
Pequeno cordofone de arco com forma de pera alongada, a rebeca é construída dum só bloco de madeira, incorporando uma caixa cavada, o braço e a cabeça. Do tipo da do violino, a cabeça da rebeca termina, por vezes, com figuras femininas ou de animais. A caixa é tapada por um tampo colado, com duas aberturas simétricas em forma de “C”.
A escala, de comprimento reduzido e quase plana, é independente e colada ao braço.
A rebeca é armada com três cordas de tripa afinadas em intervalos de quinta e atadas ao estandarte que, através duma amarra, abraça uma saliência tipo umbigo, localizado no fundo da caixa.
A rebeca referida nas Cantigas de Sta. Maria de Afonso X, o Sábio (séc. XIII) terá sido introduzida na Europa pelos árabes no séc. VIII, com o nome de Rebab. Este instrumento terá sofrido profundas adaptações até chegar à rebeca do início do período renascentista, aceite no seio musical da época.
A rebeca do séc. XV alcança notável implantação em toda a Europa, sendo tocada nas cortes e casas senhoriais. Contudo, ainda no séc. XVI tenderá a decair devido ao desaparecimento das violas da gamba e dos violinos, que se afirmam como instrumentos de maior qualidade, aspeto acarinhado pela alta classe musical.
A rebeca não é jamais instrumento das orquestras reais, permanecendo no âmbito dos músicos populares. Em Paris, por decreto de 1628, é mesmo proibido tocar rebeca em toda a parte, expecto nas tabernas e em “lugares obscuros”. Sobrevivem apenas pequenos instrumentos semelhantes à rebeca, que eram tocados por mestres de dança e que, pelo facto de ser possível transportá-los no bolso, eram conhecidos como “Pochettes”.
Este instrumento é entre nós designado por rabeca.
História/origem:
Construída em 2008  por Joaquim Domingos Capela em homenagem ao avô Manuel Ferreira Capela.
Related people Eng. Joaquim Domingos Capela (violeiro)
Related places S. Felix da Marinha (centro de fabrico)

Collections
Instrumentos musicais

+info