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Bandolim

Cordofone

ID: MusA-804
Data:
1984 (fabrico)
Medidas:
60 cm;34 cm (comprimento;comprimento da corda)
Inf. tecnica:
Madeiras de pau-santo, pinho dos Alpes, cedro brasileiro e ébano.;Madeira.;Fundo e ilhargas em pau-santo, tampo em pinho dos Alpes, braço em cedro brasileiro, escala em ébano. Verniz de poliuretano.;SOL - RÉ - LÁ - MI
Descrição:
A bandola renascentista (em italiano “mandola”) é um instrumento periforme, herdeiro de algumas características estruturais e acústicas da bandola medieval e que teve relativa importância no séc. XVI, devendo-se o seu declínio à sua fraca sonoridade.
Nos meados do séc. XVII, surge no Norte de Itália um novo instrumento inspirado na bandola renascentista – o bandolim milanês, caracterizado por seis ordens de cordas duplas, em tripla, atadas a um cavalete colado a um tampo arqueado, quase plano, sendo as cordas afinadas em intervalos de terceiras e quartas. A sua cabeça, levemente inclinada atrás e semelhante à do violino, possui cravelhas de madeira laterais, por vezes terminada com figuras humanas.
Já no séc. XVIII, no centro de Itália aparece o bandolim napolitano, com características bem diferenciadas das do seu familiar milanês, atribuindo-se a sua criação aos árabes radicados no sul de Itália. O bandolim napolitano encordoa-se com quatro ordens de cordas duplas, afinadas em intervalos de quintas e com as mesmas notas do violino.
As cordas metálicas, fixadas a pinos inseridos na parte inferior do corpo, passam sobre o cavalete móvel até às cravelhas, inseridas por detrás, numa cabeça plana, tipo espátula (com as cabeças das antigas violas). O tampo harmónico é quebrado em ângulo, junto ao cavalete, com a finalidade de resistir à pressão das cordas. A boca, sem rosácea e normalmente de configuração oval, é envolvida por uma placa fina de tartaruga, protetora de possíveis agressões provocadas pelo trémulo de palheta. A sua caixa acústica é mais profunda que a do alaúde de tamanho semelhante.
Na transição para o séc. XIX, a criação de bandolins com características diversas espalha-se por toda a Itália, surgindo, além dos dois já referidos, o romano, o genovês, o florentino, o bresciano e o siciliano, entre outros.

 
História/origem:
Construído em 1984 por Joaquim Domingos Capela em homenagem ao pai Domingos Capela.
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