Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Ginette et son dernier né

Pintura

ID: MusA-73
Data:
1943 (criação)
Medidas:
46 cm;38 cm (altura;largura) Óleo sobre tela (técnica)
Descrição:
Retrato de uma mãe sentada sobre um puf com o seu filho ao colo. Ambos mantêm o olhar próximo e fixo um no outro. A mulher enlaça a criança ainda pequena segurando-lhe a cabeça com o braço esquerdo dobrado e com a mão direita sustém-lhe a coxa. A mulher tem o rosto sério, atento ao filho. Cabelo castanho apanhado na nuca, deixa livre o pescoço. Usa um vestido azul turquesa de manga comprida, de gola semi-alta e curto até abaixo dos joelhos. A criança é loira, rosada. Veste uma camisa vermelha de manga comprida e uns calções curtos azuis marinho. Está calçado com sapatos castanho e com meias altas azuis claro. O busto da criança está virado ao nível do peito da mãe não sendo possível ver as suas mãos. As pernas caiem para a esquerda no sentido das pernas da mãe. O fundo está manchado com pinceladas policromadas que se fundem entre o cinzento, o azul, o branco e o vermelho. O quadro carece de rigor ao nível do traço, predominando a mancha.
História/origem:
A primeira fase da carreira de pintora de Hélène de Beauvoir é considerada figurativa. Não querendo copiar as tendências em voga na época, recusou experimentar o género mais abstrato, mais cubista, mais “picassiano”. É inspirada por alguns pintores expostos no Louvre, nomeadamente por Antoine Watteau, por quem ela demonstra ter bastante admiração. Os seus quadros combinam vários géneros bem como elementos pictóricos próprios do século XVIII, como o elemento feminino e apaixonante e as paisagens bucólicas. Os críticos da época consideram que a sua pintura é sustentada por uma tradição muito clássica, firme na sua maneira de pintar e no equilíbrio da sua composição (L’Européen, 1936). 
Related people Hélène de Beauvoir (autor) Hélène de Beauvoir (doador)
Related places

Collections
Pintura

+info