Maria Isabel

About
Maria Isabel integrou o elenco daquele que é considerado o primeiro fonofilme português - A Severa, de Leitão de Barros – mas apontado por Jorge Leitão Ramos (2012) como um “(…) filme de transição”, no papel de Chica, em 1931.
Pouco se sabe acerca desta intérprete, no entanto, de acordo com Leitão Ramos, os atores integrantes de A Severa foram escolhidos de “entre gente maioritariamente pouco conhecida das lides de representar ou mesmo não profissional” (Ramos, 2012).
No decorrer das gravações para A Severa, Maria Isabel deslocou-se com o restante elenco a Paris – França, a 12 de janeiro de 1931 (correspondência de Frederico de Freitas a Alfredo Allen de 1 de janeiro de 1931). Uma circular, proveniente do Grande Bazar do Porto – Portugal, e dirigida a todos os revendedores com data de 11 de março de 1931, anunciou que, estando prestes a acontecer a estreia do fonofilme em questão, a empresa decidiu contratar todos os artistas participantes para a gravação de discos contentores das mesmas canções interpretadas no filme.  Maria Isabel encontrou-se neste grupo de artistas, tendo, por esse motivo gravado A canção da Chica.
Em entrevista ao jornal His Master’s Voice de 22 de dezembro de 1931, Frederico de Freitas aponta que Maria Isabel teria estado muito nervosa aquando das gravações, uma vez que, até à ocasião, ainda não tinha cantado para o filme e, por outro lado, se revelava inexperiente em relação à performance ao microfone.
 
Ref. bib.

Freitas, F. G. de. (1931, February 9). [Letter to Alfredo Allen]. Copy in possession of Serviços de Biblioteca Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.
Freitas, F. G. de. (1931, January 1). [Letter to Alfredo Allen]. Copy in possession of Serviços de Biblioteca Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.
Grande Bazar do Porto. (1931, March 11). [Letter to Frederico de Freitas]. Copy in possession of Serviços de Biblioteca Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.
Grande Bazar do Porto. (1931, December 22). Fala o maestro Frederico de Freitas. (G. B. do Porto, Ed.), Jornal His Master’s Voice.
Marinho, H., & Sardo, S. (2012). Construir a nação com música: O protagonismo do compositor Frederico de Freitas no primeiro fonofilme português A Severa. Revista Música Hodie, 12(1), 87–103. https://doi.org/10.5216/mh.v12i1.20226
Ramos, J. L. (2012). Dicionário do cinema português: 1895-1961. Editorial Caminho
Silva, M. D. (2014). O cinema sonoro, a fonografia e a enconomia nova das indústrias da música: Frederico de Freitas e a gravação pela His Master’s Voice das canções do filme A Severa. In M. D. Silva & M. do R. Pestana (Eds.), Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal no século XX: Práticas, contextos, patrimónios (pp. 53–71). Cascais: Câmara Municipal de Cascais/ INET-md.