Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Fado do Ganga (n. 2) da revista "O Novo Mundo". Fado da mendiga

Fonograma

ID: MusA-1282
Data:
1916 (edição/publicação)
Medidas:
25 cm (diâmetro) 78 rpm (rotações por minuto)
7m 43.0s (duração)
Descrição:
Disco de goma-laca, de gravação mecânica, composto pelos títulos: Fado do Ganga (2.º), música de Alves Coelho et A. Pinto [e versos de  Ernesto Rodrigues, João Bastos e Félix Bermudes], da revista O Novo Mundo, cantado por Estevâo Amarante com guitarras e orchestra; Fado da mendiga, cantado e acompanhado a guitarra por A. Varela.
História/origem:
Neste fonograma encontram-se representados dois géneros musicais em voga nas edições discográficas de música portuguesa na primeira metade da década de 1910: o fado proveniente do teatro de revista acompanhado por orquestra e o fado procedente dos circuitos de cafés, acompanhado por guitarras (Vernon, 1998).
Estreada em 1916, a revista O novo mundo alcançou grande sucesso devido à exploração de temáticas que lhe eram contemporâneas - como a crise nacional e a I Guerra Mundial. Enquanto Estêvão Amarante se popularizou quase instantaneamente como ator com a personagem do carroceiro Ganga na mesma revista, “na disseminação do fado do Ganga terá sido decisiva a sua gravação em disco, que obteve um grande número de vendas” (Tuna, 2015, p. 58). Constituído por cinco coplas, nesta versão – Fado do Ganga (Nº 2) – Estêvão Amarante interpreta apenas as coplas nº V e VI [sic] [i.e. IV], de acordo com a edição posterior da partitura para canto e piano publicada pela Sassetti & Cia (com sede em Lisboa – Portugal).
Reinaldo Varela, um dos mais prolíficos fadistas da época, terá gravado pelo menos 140 fados para cerca de nove companhias discográficas diferentes, sendo comum, devido às carências de procedimentos de contratação formal e cumprimento de direitos autorais, encontrar o mesmo material gravado por diferentes discográficas. Fado da mendiga será, provavelmente, um fado de sua autoria.
Com o mesmo número de matriz (159 L / 226 L), este fonograma poderá constituir uma edição proveniente da publicação com os mesmos títulos e gravações por parte da etiqueta francesa Disques-Parlofone, a confirmar em MusA-898.
De acordo com Paul Vernon (1998), a edição da Luzofone do Fado do Ganga “(…) recebeu tanta aclamação que foram editadas mais duas versões com letra diferente” (tradução livre, p.23).
 

Related people Venceslau Pinto (compositor);Alves Coelho (compositor) Félix Bermudes (letrista);Ernesto Rodrigues (letrista);João Bastos (letrista) Reinaldo‏ Varela (voz);Estêvão Amarante (voz)
Related places Paris (local de publicação)

Collections
Discos goma-laca
Discos goma-laca José Moças

+info