Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Símbolo do ar

Guarda-joias

ID: MusA-341
Data:
1980-1989 (manufaturação)
Medidas:
14.5 cm;5.5 cm;5.5 cm (altura;largura;comprimento)
Inf. tec.:
Madeira folheada a teixo e raiz de medronho. (matéria)
Madeira (suporte)
Descrição:
Este guarda-jóias foi construído na década dos anos 90, do século 20, com madeiras nobres, folheada a teixo e raiz de medronho. De forma prismática e com base quadrangular, revestida com folha de teixo, com tampa octaédrica (8 faces triangulares) folheada com raiz de medronho.
Na antiga civilização grega, os cinco elementos da natureza, neste caso concreto, o elemento do ar, foi representado simbolicamente por uma forma poliédrica, respetivamente pelo octaedro. Esta curiosa simbologia foi aproveitada pelo autor, para construir este guarda-jóias prismático, que faz parte de um conjunto de cinco elementos, em que a respetiva tampa corresponde aquele poliedro. Por este motivo o designou-a por "Símbolo do ar". A peça é essencialmente decorativa, no entanto, o seu cariz é utilitário, servindo portanto, como guarda-jóias.
História/origem:
O guarda-jóias "Símbolo do ar" faz parte integrante da coleção dos 81 guarda-jóias, doada à Universidade de Aveiro pelo Sr. Eng.º Joaquim Domingos Capela em Dezembro de 2013.
Related people Eng. Joaquim Domingos Capela (artesão)
Related places S. Felix da Marinha (centro de fabrico)

Collections
Guarda-jóias

+info