Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Missiva I

Gravura

ID: MusA-347
Data:
1975 (criação)
Medidas:
70 cm;52 cm (altura;largura) Água-forte a 3 cores (técnica)
Descrição:
Atmosfera enegrecida por dois tubos mergulhados num mar negro profundo. Aí repousam, nas profundezas, duas esferas.
A gravura é emoldurada em cinza claro.
O céu, parcialmente visível, está dividido horizontalmente e está obstruído por uma mancha escura e densa que o cobre em quatro quintos. O limite superior da nuvem coincide com o topo da gravura e o limite inferior forma ondas largas em todo o comprimento da gravura.
Esta nuvem é gerada a partir de dois tubos vermelhos verticais, negros nas pontas, localizados no centro da gravura, os quais se assemelham a canos que largam fumo.
A metade inferior da gravura é pintada num fundo preto onde se desenham:
a) o reflexo vertical e centrado dos dois tubos,
b) na metade esquerda, uma tabela, com duas colunas, uma mais estreita, outra mais larga, onde sobressaem carateres vermelhos de diversas dimensões. Bem destacados, no cimo da  tabela, escritos horizontalmente, os números "1:622 - 1:655". Da mesma forma, alinhados a vermelho, ao lado esquerdo da esfera, na zona inferior do quadro, os números "1:62".
Os outros carateres têm dimensões reduzidas e praticamente impercetíveis, cobrindo a totalidade da área da tabela. Abaixo, está desenhada uma esfera creme luminosa envolvida numa atmosfera vermelha irregular.
Denotam-se a presença de duas cordas cortadas, percetíveis apenas pelo traçado, as quais a sustentam e se prolongam para a esquerda, até a moldura cinza, extravasando-a.
c) na metade direita predomina o negro profundo onde só é possível distinguir outra esfera de maior dimensão,
cinzenta, localizada na base inferior da obra.
É apenas reconhecível pelo reflexo da luminosidade concentrada no seu centro.
O segundo plano é definido pela linha do horizonte ondulante, a qual separa o "mar" negro do céu ainda parcialmente limpo. 
 

Related people Matilde Marçal (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info