Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Rapto da Europa

Gravura

ID: MusA-350
Data:
Século XX (-)
Medidas:
77 cm;56 cm (altura;largura) sem dados (técnica)
Descrição:
Um homem conduz um touro. O animal é montado por uma mulher.
Obra sobre fundo preto, com traçado branco. Constituída por três elementos figurativos bem delineado em dois planos distintos.
Em primeiro plano, encontra-se sentada, no dorso de um touro, uma mulher nua numa pose de dominação. De rosto descoberto e bem levantado, segura a face na mão esquerda com o cotovelo apoiado sobre a fronte do touro. O olhar contudo é direcionado para baixo, de soslaio. O braço direito, virado para a direita, fletido em ângulo reto, termina com a mão aberta pousada sobre o joelho esquerdo. A perna esquerda erguida recolhe-se dobrada sobre a perna direita também ela dobrada, a qual termina com o pé descalço sobre o flanco do animal. A mulher tem o cabelo solto ondulado.
Majestoso, corpulento, felpudo, o touro torna-se o elemento central da peça, o elemento mais forte. A cabeça é larga, os chifres retorcidos e pontiagudos, o olhar é esgazeado e as narinas muito abertas tornando-o oponente. Trás ao peito uma correia com motivos geométricos gregos, a qual culmina numa estrela de 5 pontas. O animal secundariza a ação do homem  que vem a caminhar nu, em segundo plano, com o bastão alto na mão direita, e com uma bolsa na outra mão.  Este último tem a cabeça baixa e o olhar fixo no chão, numa postura de rendição. 

Related people Almada Negreiros (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info