Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Entretenimento I

Gravura

ID: MusA-353
Data:
1976 (criação)
Medidas:
100 cm;71 cm (altura;largura) Técnica mista e maneira negra a 4 cores (técnica)
Descrição:
Menina com o olhar fixo sobre um espelho circular localizado acima da sua cabeça.
Gravura em tonalidades cinza e preta, dividida em 3 blocos quadrangulares: dois de fundo e um central sobreposto, delineado a linha branca.
O busto frontal da criança é o elemento central em destaque sobre fundo negro e é por isso o elemento em primeiro plano da gravura. Com um elevado nível de pigmentação a imagem surge com um aspeto baço nos pormenores, nomeadamente nos traços do rosto da criança. De olhar erguido e boca entreaberta, a menina olha, elevando a cabeça, para um espelho circular. Tem o rosto descoberto com o cabelo ondulado, a cair pelos ombros, apenas visível através de linhas ténues. As maçãs do rosto, o queixo, a testa, o lóbulo da orelha esquerda e a linha do pescoço destacam-se pela diferença de luz, contrastando com a sombra dominante no resto da composição.
Tem um vestido com mangas, sem aberturas à frente, apenas ornamentados, nas cavidades dos braços, por um folho cada. O padrão do vestido é constituído de pequenos círculos perfurados, os quais, com o aumento de granulado, transformam-se em pequenas flores. Nítido na zona dos braços, o padrão é altamente corrompido na zona peitoral.
Alinhados horizontalmente encontram-se, sobre a cabeça da criança, um conjunto de números de 0 a 6, escritos em cinza claro. O número "0" é central e a partir dele inicia duas contagens, uma para a direita, outra para a esquerda, por ordem crescente.
Os dois retângulos de fundo, mais largos do que o quadrado central sustentam-no a meio. 

O retângulo inferior é constituído por uma quadrícula cinza texturada a cinza mais escuro. Por baixo do quadrado central tem um conjunto de 21 dedadas alinhadas horizontalmente,
bem como por baixo de cada uma delas uma letra minúscula do alfabeto,
escrito a caligrafia de escola primária.
A primeira letra é o "n" acabando no "v". Segue a sequência no "a" até ao "m". No canto inferior esquerdo da gravura, entre a letra "o" e "p" encontra-se escrito, a cinzento escuro, delineado a preto, em tamanho grande e numeração romana, "XI". No canto oposto, entra a letra "i" e j", também em numeração romana, "III".
Acima do quadrado central, dentro do bloco superior, em fundo negro, encontra-se o espelho circular do tamanho do rosto da menina, salpicado a pontos negros semelhantes a espelhos antigos já gastos. Tem uma moldura que o circunda, entalhada de formas difusas, semelhantes a ramificações entrelaçadas. O espelho duplica o rosto da criança, também apresentando o olhar erguido, a boca entreaberta, e a face descoberta.
A linha superior do quadrado central é sublinhada descontinuadamente por um traço cinza espesso. No primeiro traço, à esquerda, uma sequência numérica horizontal inicia-se em "0" e prossegue através de uma contagem crescente até "9", recomeçando novamente de "0" a "4" e terminando, no último tracejado, à direita, em "00". Os cantos superiores do quadrado central são reforçados por traços grossos.
 

Related people Matilde Marçal (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info