Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-370

Medidas:
56 cm;75 cm (altura;largura) Litografia a 2 cores (técnica)
Descrição:
Cenário "futurista" com uma componente fortemente apocalíptica. Representa um elemento gráfico complexo, composto por um respirador com tubagens. A gravura tem um fundo verde abacate e distingue-se em duas áreas.
a) A primeira tem um fundo limpo e ocupa superiormente, dois terços da gravura. Aí, centralizado na gravura, no seu limite superior, um elemento gráfico abstrato assemelha-se a uma cabeça que sustém, virado para baixo, um conjunto de canos e de tubos como apêndices, colocados na vertical, os quais deixam cair umas gotas. Um orifício sobressai no centro. Desenha-se na cabeça  umas manchas semelhantes às dobras de um cérebro.
À esquerda da gravura, nivelada inferiormente e relativamente à cabeça, encontra-se, a preto e branco, uma figura montada sobre um animal. Tem as extremidades pontiagudas. A montada é cortada longitudinalmente ao nível dos flancos.
b) Na segunda área a autora representou uma cena de autodestruição que consiste num céu conspurcado de emissões poluentes advindas de inúmeras chaminés.  À direita, são visíveis explosões e dispersos pela paisagem canos grossos enchem a paisagem, ligados diretamente para atmosfera. O chão e as casas são negros e o ar enche-se de nuvens.
A temática sobre ecologia é retomada novamente por Lourdes Leite, à semelhança da gravura UA-ML-G-21, onde inclusive, há elementos gráficos apreendidos e aplicados de forma muito similares como é o caso da atmosfera apocalíptica e o elemento humano com um engenho de tubos sinuosos.

Related people Lourdes Leite (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info