Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

1º de Maio

Gravura

ID: MusA-414

Medidas:
76 cm;57 cm (altura;largura) Serigrafia a 7 cores (técnica)
Descrição:
Gravura alusiva ao dia 1º de Maio. Há nesta obra uma conotação sexual associada ao dia de luta pelos direitos dos trabalhadores e uma exposição das partes íntimas do corpo da mulher.
Dividida em duas metades horizontais, a gravura tem representada, na metade superior, elementos gráficos referentes ao tema do 1º de maio sobre fundo metalizado. Aí, semelhante a um cartaz rasgado a meio, emoldurado a verde, é possível ler-se em tamanho grande e escrito a cor preta, a "1º MAIO". Por baixo das letras AIO da palavra MAIO está escrito "DIA DE".  Segue por baixo destas últimas a palavra LUTA". Separadas por um rasgão de papel é ainda possível ler apesar de parcialmente eliminado "TODOS AO".
Uma mancha verde sem significado preenche o centro do cartaz rasgado.
A metade inferior da gravura é colorida em ouro e subdividida em duas partes iguais. No quadrado da esquerda encontra-se uma fotografia pixalizada de um púbis. No quadrado da direita o autor estilizou um par de nádegas pretas com o número três pintado a amarelo. A emoldurar a obra colocou-se um caixilho verde. 

Related people José de Guimarães (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info