Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Le départ de l'ombre

Gravura

ID: MusA-421

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura) Litografia a 3 cores (técnica)
Descrição:
Representação de um ramo de flores emoldurado por azulejos. Manuel Cargaleiro "reveste subtilmente o campo, realça fragmentos ou insinua-se nos interstícios, reforçando a viabilidade de reunião das partes. Contudo, apesar da complexidade das suas construções, da riqueza dos contrapontos e da exuberância dos seus choques visuais, uma ordem vigilante, refreadora de excessos, concilia o espírito do artista" (retirado de http://cnap.pt/artistas/manuel-cargaleiro/#).
Decorados de mosaicos, decorados por círculos, semiretas, diagonais, espaços saturados, flores, triângulos e quadrados, os azulejos vibram entre o lilás e o vermelhão, sobre fundo branco, assumindo um padrão étnico. No rodapé da gravura está escrito, a lilás: "LISBOA * SETEMBRO* 1974".
Centralizado sobre um fundo branco está desenhado um ramalhete de flores. Os caules são compridos e ondulantes. As pétalas apresentam-se em forma de concha de caracol reforçadas através de um contorno lilás. Outras parecem pontos que irradiam luz lilás. 

Related people Manuel Cargaleiro (autor)
Related places

Collections
Gravura

+info